Maiduguri - Treze pessoas morreram e outras 24 ficaram feridas em um atentado suicida contra um mercado de gado em Maiduguri (nordeste) nesta terça-feira, declarou a Cruz Vermelha nigeriana.
A explosão atingiu a capital do estado de Borno às 13h00 (9h00 de Brasília), no momento em que os vendedores se preparavam para deixar o mercado, declarou um miliciano, Shettima Bulama.
"Estamos tentando separar os restos humanos das carcaças de gado espalhados por todo o canto (...) o suicida escolheu o local mais frequentado do mercado para acionar seus explosivos", indicou. O porta-voz da Cruz Vermelha nigeriana, Umar Sadiq declarou em um sms que "13 mortos e 24 feridos" foram transportados a dois hospitais da cidade.
Maiduguri, reduto histórico do Boko Haram - movimento que nasceu no início dos anos 2000 -, já havia sido alvo de disparos de foguetes na madrugada desta terça-feira, assim como no sábado.
Também no sábado, um homem-bomba atacou uma mesquita, matando 26 e ferindo 28 fieis.O presidente nigeriano Muhammadu Buhari, que foi empossado na sexta-feira, prometeu fazer da luta contra o Boko Haram uma prioridade.
Ele anunciou sua intenção de mudar para Maiduguri o centro de comando do exército encarregado de combater a insurgência, até agora localizado em Abuja, a capital federal (850 km de Maiduguri).