Mundo

Obama: Israel corre risco de perder 'credibilidade' sobre questão palestina

Sobre o veto imposto pelos Estados Unidos às resoluções que condenam Israel na ONU, o presidente afirmou que a manutenção desta política será "difícil"

Agência France-Presse
postado em 02/06/2015 18:44
Jerusalém - O presidente americano, Barack Obama, advertiu que Israel corre o risco de perder sua "credibilidade" ao ser intransigente sobre a criação de um Estado palestino, em entrevista concedida à TV israelense divulgada nesta terça-feira.

"O perigo é que Israel perda sua credibilidade. Logo a comunidade internacional já não acreditará na seriedade de Israel sobre uma solução de dois Estados", disse Obama à TV "2".

[SAIBAMAIS]

O presidente avaliou que as perspectivas de criação de um Estado palestino apresentadas pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, trazem "tantas advertências e condições que não é realista pensar que possam se cumprir em um futuro próximo".



Ao ser questionado sobre o fato de que Netanyahu enterrou a criação de um Estado palestino logo antes das eleições israelenses de 17 de março, e depois mudou sua posição, Obama se mostrou cético: "é difícil levar a sério declarações feitas após as eleições que parecem simplesmente um esforço para voltar ao status quo precedente, quando se falava da paz de forma abstrata".

Sobre o veto imposto pelos Estados Unidos às resoluções que condenam Israel na ONU, o presidente afirmou que a manutenção desta política será "difícil".

"Até agora adiamos os esforços dos europeus porque pensávamos que a única maneira de avançar era com as duas partes trabalhando juntas, mas se não há perspectiva de um processo de paz real, e se ninguém acredita na paz, então será mais difícil debater com os que se pronunciam contra as construções nas colônias" israelenses nos territórios palestinos.As negociações entre Israel e os palestinos lideradas por Estados Unidos estão totalmente bloqueadas desde abril do ano passado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação