Agência France-Presse
postado em 03/06/2015 11:22
Londres, Reino Unido - Um bairro popular no norte de Londres pode cobrar dos desabrigados que dormem ou pedem dinheiro na rua uma multa de 100 libras (137 euros), que pode aumentar a ; 1.000 se não for paga.O polêmico decreto-lei que impôs as multas está em vigor desde o final de maio no bairro de Hackney, cuja polícia e funcionários municipais podem pedir a alguém que pare de "mendigar, beber álcool, se comportar de maneira antissocial, usar indevidamente banheiros públicos, dormir na rua, urinar ou defecar em um espaço público ou ter um cão sem coleira que possa incomodar".
Cerca de 2.700 pessoas assinaram nesta quarta-feira uma petição contra esta ordenança. "Não deveria haver uma punição para as pessoas pelo ;crime; de não ter um teto sobre suas cabeças", escreveram os autores da petição.
"O decreto-lei (...) só se aplica àqueles que continuam dormindo na rua (...) se comportem de maneira antissocial e de modo a afetar a segurança e o bem-estar dos nossos moradores", explica no site da prefeitura a vice-prefeita de Hackney, Sophie Linden.