Mundo

Ministro da Defesa da Letônia é eleito presidente com 55 votos

.O novo presidente, que trabalhou como biólogo antes de entrar para a política, nasceu na Rússia, perto de Pskov, onde seu pai serviu no Exército soviético

Agência France-Presse
postado em 03/06/2015 13:57
Riga - O ministro da Defesa da Letônia, Raimonds Vejonis, membro do Partido Verde, foi eleito nesta quarta-feira presidente do seu país, com os votos de 55 deputados de um total de 100 do Parlamento de Riga.

Vejonis, de 48 anos, que pode reivindicar o título de primeiro chefe de Estado verde na União Europeia (UE), declarou que "fará todos os esforços para melhorar ainda mais a segurança da Letônia e o bem-estar de todo o país".Enquanto ministro da Defesa, tomou posições firmes contra a Rússia, cujas ambições regionais têm causado grande preocupação em toda a região.


Ele sucede Andris Berzins, eleito em 2011, que não quis tentar a reeleição.O novo presidente, que trabalhou como biólogo antes de entrar para a política, nasceu na Rússia, perto de Pskov, onde seu pai serviu no Exército soviético.

Em 2002, foi nomeado ministro do Meio Ambiente, a carteira que ocupou em diversos governos de coalizão, até 2011.Ele entrou para o Parlamento em 2006, representando uma lista de uma aliança populista de verdes e camponeses.

Nomeado ministro da Defesa em janeiro de 2014, apesar de ser considerado menos determinado do que o seu predecessor Artis Pabriks, se mostrou muito firme contra a Rússia no contexto do conflito ucraniano.O presidente letão é o comandante-em-chefe das forças armadas, nomeia o primeiro-ministro e promulga leis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação