Washington - As negociações internacionais sobre o programa nuclear iraniano serão reiniciadas nesta quinta-feira, em Viena, entre as grandes potências e o Irã, com a expectativa de alcançar um acordo definitivo em 30 de junho, informou nesta quarta-feira a diplomacia americana.
O Departamento de Estado confirmou a presença de sua negociadora-chefe, Wendy Sherman, na capital austríaca, onde tem previsto um encontro com os colegas do grupo 5%2b1 (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido, França e Alemanha), sob a égide da União Europeia.
"Amanhã (quinta-feira) começarão as reuniões com a delegação iraniana, chefiada pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi", disse a porta-voz do Departamento de Estado, Marie Harf."Penso que será ali (em Viena) que serão celebradas estas discussões até o 30 de junho", acrescentou.
Concluir um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear é uma prioridade para o presidente americano, Barack Obama, e faz parte de um plano ambicioso para a reconciliação entre Washington e Teerã, com o objetivo de apaziguar os conflitos no Oriente Médio.
Desde 2013, as potências do grupo 5%2b1 negociam com Teerã a forma de supervisionar as ambições nucleares iranianos, em troca da suspensão das sanções contra o país.
Depois que as partes conseguiram um acordo provisório, em novembro de 2013, e um acordo de princípios em 2 de abril, os negociadores têm até 30 de junho para levar adiante um texto completo e definitivo que sele o compromisso.