Publicidade

Estado de Minas

Furacão Blanca enfraquece da caminho do noroeste do México

O fenômeno, que na quarta-feira alcançou a força de furacão categoria 4, se deslocava a 2 km/h com ventos sustentados de 205 km/h e rajadas de até 250 km/h, disse a mesma fonte


postado em 04/06/2015 13:50

O furacão Blanca enfraqueceu da categoria 4 à 3 na madrugada desta quinta-feira enquanto se aproxima da costa do noroeste do México, onde deve chegar como tempestade tropical, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

(foto: AFP PHOTO / Divulgação )
(foto: AFP PHOTO / Divulgação )


Por volta das 09h15 GMT (06h15 de Brasília), "Blanca, agora como furacão categoria 3 (...), se localizava 730 quilômetros a sul-sudoeste de Lázaro Cárdenas", um importante porto do estado de Michoacán (oeste)", indica o último informe do SMN.

O fenômeno, que na quarta-feira alcançou a força de furacão categoria 4, se deslocava a 2 km/h com ventos sustentados de 205 km/h e rajadas de até 250 km/h, disse a mesma fonte.

Apesar de seu enfraquecimento, "esperamos que hoje à tarde (Blanca) se intensifique à categoria 4" e mantenha esta força durante a sexta-feira, disse Jesús Carachure, especialista do SMN, à televisora Milenio.

O meteorologista estimou que o Blanca "irá se enfraquecendo progressivamente" a partir de sábado em sua trajetória ao estado da Baixa Califórnia Sul (noroeste), onde se localiza o balneário turístico de Los Cabos.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo um prognóstico do SMN, Blanca passará na segunda-feira em frente à costa da Baixa Califórnia Sul já enfraquecida como tempestade tropical.

"O último prognóstico é que o olho do furacão não impacte diretamente" em terra firme, disse Carachure. As autoridades de Cabo San Lucas declararam na quarta-feira o alerta verde, ativando um protocolo de segurança.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade