Agência France-Presse
postado em 05/06/2015 16:09
Berlim - A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou nesta sexta-feira que o repatriamento dos corpos das vítimas alemãs do avião da Germanwings que foi lançado deliberadamente nos Alpes franceses começará na próxima quarta-feira.Trinta caixões serão transportadas em um voo especial de uma aeronave Lufthansa - companhia matriz da Germanwings - que decolará de Marselha (sul da França) na terça-feira 20h50 (15h50 de Brasília) e aterrizará às 22H30 (17H30 de Brasília) em Dusseldorf.
Os caixões serão entregues às famílias na quarta-feira.Nesta sexta-feira, familiares das vítimas enviaram uma carta de descontentamento à Lufthansa pelo atraso na repatriação.
Os corpos deveriam ser repatriados entre os dias 9 e 10 de junho, mas a Lufthansa já comunicou a existência de um atraso aos familiares nesta semana, disse Elmar Giemulla, advogado de vítimas da cidade alemã de Haltern (noroeste).
"A raiva e o desespero aumentam", escreveram as famílias dos 16 adolescentes que estavam entre as 150 pessoas mortas no drama de 24 de março (passageiros e tripulação).
O primeiro funeral dos estudantes de Haltern, que voltavam de uma viagem de intercâmbio na Espanha quando o copiloto derrubou o avião, estava previsto para 12 de junho.
Contactada pela AFP na quinta-feira, a Germanwings confirmou que ocorreram erros na emissão das certidões de óbito, cuja validade expirou e precisaram ser reemitidas, o que gerou um atraso. Os investigadores terminaram no mês passado de identificar os restos dos passageiros do voo acidentado na rota entre Barcelona e Duesseldorf.
O copiloto alemão de 27 anos Andreas Lubitz, que tinha um histórico de depressão aguda, derrubou intencionalmente o avião, confirmaram os investigadores.