Jornal Correio Braziliense

Mundo

Após polêmica política empresa de telefonia permanecerá em Israel

declarações polêmicas do presidente da empresa Orange causaram suspeitas de boicote ao país

"A Orange está em Israel para ficar", declarou à Agência France-Presse (AFP) Stéphane Richard, presidente da operadora de telefonia Orange, voltando a negar uma saída do grupo deste país, após uma forte polêmica durante a semana.

Richard disse "lamentar sinceramente" a "controvérsia" provocada por suas declarações de quarta-feira no Cairo, quando afirmou que desejava encerrar "o mais rápido possível contratualmente" a licença da marca, que liga a Orange à empresa israelense Partner.

A percepção em Israel de que o grupo pretendia abandonar o país provocou uma polêmica tão grande que os ministros das Relações Exteriores da França e de Israel se pronunciaram a respeito.

Por isto, neste sábado Richard reafirmou que a Orange "não apoia nenhuma forma de boicote, nem em Israel, nem em nenhum outro lugar do mundo".

"Nossa decisão sobre a utilização de nossa marca está motivada - como no resto do mundo - apenas por nossa estratégia de marca", afirma o presidente da Orange em um texto enviado à AFP.

"Ao fim de nossas discussões com a Partner, introduzimos uma emenda em abril para apresentar uma data limite à licença".

"Esta é válida até 31 de março de 2025", recordou.

Israel é o único país no qual a operadora está presente sem explorar a própria marca, em virtude de um acordo de licença assinado pelo grupo britânico Orange com a israelense Partner, antes da Orange ser comprada pela France Télécoms no ano 2000. A France Télécoms assumiu o nome Orange em 2013.

Diante das acusações de que o grupo francês teria decidido abandonar Israel em apoio a uma campanha internacional de boicote ao Estado hebreu para acabar com a ocupação dos territórios palestinos, Stéphane Richard disse que pretendia expressar "muito claramente que o grupo Orange está em Israel para ficar", com suas duas filiais: Orange Business Services, para empresas, e Viaccess-Orca, especializada em IPTV, (Televisão por Protocolo de Internet), um sistema de distribuição por assinatura de televisão ou vídeo por banda larga.

"Lamento sinceramente a confusão e a controvérsia", disse.

"O que tentamos fazer é melhorar a nossa situação legal neste assunto", disse Richard quando ainda estava no Cairo.

A Partner "tinha muitos direitos sobre a marca e nós não tínhamos capacidade de ação", explicou na ocasião.