Mundo

Tempestade tropical Blanca perde força após tocar terra firme no México

Por volta de 12h (horário de Brasília), o fenômeno registrava ventos sustentados de 65 km/h, rajadas de até 85 km/h

Agência France-Presse
postado em 08/06/2015 16:09
A tempestade tropical Blanca atingiu nesta segunda-feira (8/6) a costa de Baja California Sur, noroeste do México, onde, apesar de enfraquecimento, deverá gerar fortes chuvas - informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) do México.

Blanca, que chegou a atingir força de um furacão categoria 4 das 5 que inclui a escala Saffir-Simpson e foi mudando de intensidade de forma irregular até virar uma tempestade no domingo, "ficou localizado na terra" cerca de 35 quilômetros a oeste de Ciudad Constitucion e 45 quilômetros a noroeste de Cabo San Lazaro, segundo o último relatório do SMN.

Leia mais notícias em Mundo

Por volta de 12h (horário de Brasília), o fenômeno registrava ventos sustentados de 65 km/h, rajadas de até 85 quilômetros por hora e estava se movendo em direção ao norte-noroeste a 24 km/h.

"Enfraquecimento adicional está previsto durante o dia e espera-se que Blanca se desintegre em uma baixa pressão remanescente na terça-feira", explicou o Centro Nacional de Furacões, com sede em Miami (sul dos Estados Unidos).

Apesar de seu enfraquecimento, Blanca deverá causar fortes chuvas em Baja California Sur e Sonora (norte), onde são esperadas trovoadas, ventos fortes e ondas altas de até seis metros de altura.

Também causará fortes chuvas na Baja California e nos estados do norte de Sinaloa, Chihuahua e Durango.

As autoridades mexicanas implantados 2.000 soldados e 1.300 tropas da Marinha para reforçar a segurança diante do fenômeno na Baja California Sur, além de fechar os portos para embarcações menores.

Em setembro passado, o balneário de Los Cabos, com cerca de 240.000 habitantes e destino comum para os turistas americanos, sofreu o impacto do furacão Odile, que deixou seis pessoas mortas e milhões de dólares em danos materiais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação