Mundo

Barack Obama pede à Grécia duras decisões para tentar driblar crise

O presidente dos EUA insistiu na necessidade de que a comunidade internacional leve em conta "os desafios extraordinários" enfrentados pela Grécia, país ameaçado de default ou de uma saída da zona do euro

Agência France-Presse
postado em 08/06/2015 18:41

O presidente dos EUA insistiu na necessidade de que a comunidade internacional leve em conta

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, convocou nesta segunda-feira a Grécia a tomar duras decisões para superar a crise, enquanto a Alemanha advertiu que o tempo para alcançar um acordo entre Atenas e seus credores está se esgotando.

"Os gregos vão ter que tomar duras decisões políticas que serão positivas para eles no longo prazo", afirmou o presidente americano ao final da cúpula do G7, realizada na região alemã da Baviera (sul).

Obama insistiu, no entanto, em uma coletiva de imprensa, na necessidade de que a comunidade internacional leve em conta "os desafios extraordinários" enfrentados pela Grécia, país ameaçado de default ou de uma saída da zona do euro.

Por sua vez, a chanceler alemã Angela Merkel advertiu que não resta muito tempo para que um acordo entre a Grécia e seus credores seja alcançado.

"Não temos muito tempo e, portanto, devemos trabalhar duro", disse Merkel na coletiva de imprensa final da cúpula. "Agora cada dia conta para fazer o que precisa ser feito", acrescentou.

O tema grego foi "um entre outros" nos debates dos chefes de Estado e de governo do G7, disse Merkel, "e não ocupou muito espaço". Mas os não europeus no G7 (Estados Unidos, Canadá, Japão) se informaram sobre a situação das negociações com Atenas, admitiu a chanceler.

"Todos os que estão ao redor da mesa desejam que a Grécia permaneça na zona do euro", acrescentou, mas a mensagem para Atenas é que "a solidariedade dos europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) exige que a Grécia adote medidas e faça proposições".

Merkel disse que terá chance de falar sobre isso diretamente com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, na quarta-feira em Bruxelas, à margem de uma cúpula UE-América Latina.

Uma delegação grega, com dois emissários de Tsipras, estava nesta segunda-feira em Bruxelas para prosseguir com as negociações.

Os emissários, um deles o chefe dos negociadores Euclides Tsakalotos, se reuniram com o comissário europeu de Assuntos Econômicos, Pierre Moscovici. Segundo uma fonte grega, eles discutiram sobre um calendário até o final de 2016.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação