Mundo

Província indonésia proíbe vida noturna para mulheres sozinhas

Restaurantes, cibercafés e demais estabelecimentos desta cidade de mais de 200 mil habitantes receberam a instrução de não servir as mulheres depois das 23h

Agência France-Presse
postado em 09/06/2015 12:44
Banda Aceh, Indonésia - A capital da província indonésia de Aceh, que aplica a sharia, proibiu que as mulheres frequentem sozinhas cafés e outros locais de ócio depois das 23h para protegê-las, anunciou nesta terça-feira uma prefeitura local.

Restaurantes, cibercafés e demais estabelecimentos desta cidade de mais de 200 mil habitantes receberam a instrução de não servir as mulheres depois deste horário, a não ser que estejam acompanhadas por seus maridos ou por algum homem da família, segundo uma norma que entrou em vigor no dia 4 de junho.

As mulheres também estão proibidas de trabalhar nestes locais após a hora limite, de acordo com a norma, que foi criticada por organizações de defesa dos direitos femininos.

"Nosso objetivo é proteger as mulheres assalariadas, especialmente as que trabalham em locais como cafés, restaurantes, cibercafés e atrações turísticas", explicou Illiza Sa;aduddin Djamal, prefeita da cidade de Banda Aceh, ao norte da ilha de Sumatra.

Aceh é a única província autorizada a aplicar a lei islâmica na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo. Ali as relações homossexuais, as apostas e o consumo de álcool estão proibidos.



A província começou a aplicar a sharia depois de ter obtido um status de autonomia em 2001, concedido pelo governo de Jacarta para colocar fim a décadas de rebelião separatista. Em maio, um distrito de Aceh havia proibido que um homem e uma mulher não casados circulassem na mesma motocicleta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação