Mundo

Crise política faz país africano adiar eleições presidenciais

As eleições legislativas em Burundi também precisaram ser remarcadas

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 08:46
As eleições legislativas e locais do Burundi serão realizadas no dia 29 de junho e as presidenciais no dia 15 de julho, segundo um decreto presidencial emitido nesta quarta-feira (10/6).

As legislativas, que estavam previstas para o dia 26 de maio, haviam sido adiadas inicialmente ao dia 5 de junho, e depois, por culpa da grave crise política que o país africano atravessa desde o fim de abril, depois que o presidente Pierre Nkurunziza anunciou sua intenção de se apresentar a um terceiro mandato, provocando uma onda de protestos.

Uma cúpula de chefes de Estado da África Oriental, celebrada no dia 31 de maio em Dar es Salam, havia recomendado adiar por ao menos um mês e meio as eleições, diante da instabilidade no país.

A intenção de Nkurunziza de conseguir um terceiro mandato gerou protestos populares, sobretudo na capital Bujumbura, que seguiram adiante, apesar de uma dura repressão policial.



Os manifestantes consideram que um terceiro mandato do atual presidente é anticonstitucional e contrário aos acordos de paz de Arusha, que colocaram fim à guerra civil do Burundi (1993-2006).

Os partidários do governo afirmam, por sua vez, que a candidatura é legal, já que Nkurunziza não foi votado para chegar ao poder em 2005, e sim designado pelo Parlamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação