Mundo

Estudantes chilenos usam barricadas incendiárias durante protesto

A manifestação antecede uma grande marcha convocada por estudantes e professores ao meio-dia

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 10:42
Barricadas incendiárias interromperam o tráfego na avenida Alameda, no centro de Santiago, no início de um protesto estudantil convocado para esta quarta-feira (10/6), um dia antes da abertura da Copa América 2015. Grupos de encapuzados ergueram barricadas em frente à Casa Central da Universidade do Chile e conseguiram paralisar o tráfego da principal artéria de Santiago por vários minutos.

A polícia precisou intervir para sufocar a manifestação, que antecede uma grande marcha também pela Alameda convocada por estudantes e professores ao meio-dia.

Os estudantes e professores, que há anos exigem educação pública, gratuita e de qualidade, rejeitam uma série de reformas levadas adiante pelo governo de Michelle Bachelet, por considerá-las insuficientes.



De madrugada, no entanto, dois ônibus foram queimados, no âmbito de uma greve de motoristas de uma das empresas do transporte público que na terça-feira iniciaram uma greve indefinida em busca de melhorias salariais.

De acordo com as autoridades, apenas 5% do transporte público de Santiago, uma cidade de seis milhões de habitantes, estava afetado pela paralisação.

As manifestações buscam pressionar Bachelet um dia antes de ela mesma inaugurar no Estádio Nacional de Santiago a Copa América 2015, que será disputada por 10 seleções da América do Sul, mais os convidados México e Jamaica, e centrará a atenção no Chile.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação