Mundo

Estados Islâmico ataca gasoduto próximo a aeroporto militar da Síria

Nos últimos meses o exército sírio tem sofrido uma série de derrotas para os jihadistas

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 11:00
Jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) explodiram um gasoduto que vai do Leste da Síria aos subúrbios de Damasco na madrugada desta quarta-feira (10/6).

De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), ONG com sede em Londres, o EI explodiu o gasoduto perto de um aeroporto militar ao leste da província de Homs (centro). "O gasoduto era usado para transportar gás aos subúrbios de Damasco e Homs, gerar energia elétrica e fornecer combustível para a calefação de casas particulares", afirma o OSDH.

O EI assumiu o controle de várias reservas de petróleo e gás na província de Homs, em particular durante a recente ofensiva contra a cidade de Palmira. "Qualquer ataque contra o fornecimento de gás do regime é importante porque este último tem poucos recursos", destacou o OSDH.



O exército sírio sofreu nos últimos meses uma série de derrotas para os jihadistas do EI e também para outros grupos rebeldes que desejam derrubar o regime de Bashar al-Assad.

Os rebeldes avançam no norte e sul da Síria, onde receberam apoio dos sócios regionais, sobretudo Arábia Saudita e Turquia. Segundo especialistas, os rebeldes receberam nos últimos meses um importante apoio dos sócios sauditas, turcos ou catarianos, que decidiram deixar as rivalidades regionais de lado para ajudar os insurgentes sírios.

No balanço mais recente, o OSDH informou que 230.000 pessoas morreram desde o início do conflito do sírio, em 2011. Entre as vítimas fatais estão 70 mil civis, incluindo mais de 11 mil crianças.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação