Mundo

Obama autoriza envio de 450 militares ao Iraque para auxiliar tropas locais

Os soldados, como os 3.100 que já estão no Iraque, não participarão em operações de combate

Agência France-Presse
postado em 10/06/2015 13:39

Washington - O presidente Barack Obama autorizou nesta quarta-feira o envio de mais 450 soldados americanos ao Iraque para acelerar a formação de tropas iraquianas comprometidas na luta contra o grupo Estado Islâmico (EI).

Soldado americano coordena exercício militar para tropas iraquianas no complexo de base de Taji , que hospeda as tropas locais e norte-americanas e está localizado ao norte da capital Bagdá , em 07 de janeiro de 2015

Esta decisão tem como meta "melhorar a capacidade e a eficácia de nossos sócios no terreno", indica a Casa Branca em um comunicado, afirmando ainda que esses soldados, como os 3.100 que já estão no Iraque, não participarão em operações de combate.


O presidente americano aprovou, além disso, a entrega imediata, em coordenação com o governo iraquiano, de material militar às forças iraquianas, que "compreendem os peshmergas e os combatentes de tribos locais e que operam sob comando iraquiano".

No total, os Estados Unidos e seus sócios da coalizão já deram formação básica a 9.000 militares iraquianos.Outros 3.000 efetivos estão em sendo formados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação