Agência France-Presse
postado em 11/06/2015 09:34
Ancara, Turquia - O presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan convocou nesta quinta-feira (11/6) os partidos políticos a formar o quanto antes um governo de coalizão, quatro dias depois do revés sofrido por seu partido nas legislativas. "Todos devem deixar o ego de lado" e "formar o quanto antes um governo" de coalizão, declarou Erdogan em Ancara, em seu primeiro discurso público desde as eleições, nas quais o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) perdeu a maioria absoluta que tinha no Parlamento há 13 anos.
[SAIBAMAIS]"Os que privarem a Turquia de um governo pagarão o preço", advertiu. "Convoco todos os partidos políticos a agir com sangue frio e a assumir suas responsabilidades para que nosso país possa atravessar este período com os menores danos possíveis", acrescentou o chefe de Estado em uma cerimônia de entrega de diplomas a estrangeiros na câmara de comércio de Ancara.
O revés do partido no poder constitui um fracasso pessoal para Erdogan, que havia se envolvido muito na campanha eleitoral para defender um projeto de presidência forte.