Mundo

Erdogan convoca partidos a formar governo de coalizão na Turquia

Decisão ocorre quatro dias depois do revés sofrido por seu partido nas legislativas

Agência France-Presse
postado em 11/06/2015 09:34
Líder fez primeiro discurso público desde as eleições

Ancara, Turquia -
O presidente islamita conservador turco Recep Tayyip Erdogan convocou nesta quinta-feira (11/6) os partidos políticos a formar o quanto antes um governo de coalizão, quatro dias depois do revés sofrido por seu partido nas legislativas. "Todos devem deixar o ego de lado" e "formar o quanto antes um governo" de coalizão, declarou Erdogan em Ancara, em seu primeiro discurso público desde as eleições, nas quais o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP) perdeu a maioria absoluta que tinha no Parlamento há 13 anos.

[SAIBAMAIS]"Os que privarem a Turquia de um governo pagarão o preço", advertiu. "Convoco todos os partidos políticos a agir com sangue frio e a assumir suas responsabilidades para que nosso país possa atravessar este período com os menores danos possíveis", acrescentou o chefe de Estado em uma cerimônia de entrega de diplomas a estrangeiros na câmara de comércio de Ancara.



O revés do partido no poder constitui um fracasso pessoal para Erdogan, que havia se envolvido muito na campanha eleitoral para defender um projeto de presidência forte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação