Mundo

Dezenas de pinguins são encontrados mortos no litoral do Uruguai

Coordenadora da Direção Nacional de Recursos Aquáticos disse que ainda há ondas de tempestades no mar, que devem aumentar o número de animais encalhados nos próximos dias

Agência France-Presse
postado em 11/06/2015 17:54
Montevidéu - Dezenas de pinguins apareceram mortos no litoral do Uruguai nos últimos três dias, confirmou nesta quinta-feira Graciela Fabiano, coordenadora da Direção Nacional de Recursos Aquáticos (Dinara) o litoral atlântico.

Fabiano explicou que vários pinguins jovens mortos foram encontrados encalhados nas costas do distrito de Rocha (210 quilômetros a leste de Montevidéu) e que depois outro grupo foi encontrado na mesma situação, na praia Mansa do balneário turístico de Punta del Este.

"Em Dinara não existe um programa de monitoramento (controle) da chegada de pinguins na costa, mas geralmente nesta época do ano acontece de chegar em terra vários pinguins, às vezes mortos e às vezes vivos, e isso está associado a fluxos migratórios", disse a porta-voz.



Fabiano acrescentou que, embora o fenômeno esteja sempre associado a causas naturais, a chegada dos animais deve ser investigada para determinar a causa concreta. "Não há nenhuma maneira de dizer que a chegada de um grupo ao litoral seja sempre de explicação normal e populacional", disse.

A porta-voz lembrou que Dinara trabalha em coordenação com ONGs e outras instituições para resolver a situação de maneira informal, mas lamentou que não haja coordenação suficiente para investigar os casos a cada inverno. De qualquer maneira, Fabiano disse que ainda há ondas de tempestades no mar, que devem aumentar o número de pinguins encalhados nos próximos dias.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação