Mundo

Jovem sul-africano, que foi submetido a transplante de pênis, será pai

Homem teve o membro amputado três anos antes após uma circuncisão tradicional que deu errado

Agência France-Presse
postado em 12/06/2015 09:08
Le Cap, África do Sul - O jovem sul-africano de 21 anos que foi submetido ao primeiro transplante de pênis bem-sucedido no mundo será pai poucos meses depois da operação, anunciou seu médico nesta sexta-feira (12/6). "Ele me informou que sua companheira está grávida de quatro meses", declarou Andre van de Merwe, o urologista que dirigiu a delicada cirurgia no hospital Tygerberg, na Cidade do Cabo, no dia 11 de dezembro.

Admitindo estar surpreso com a rapidez da gravidez, Van de Merwe lembrou que "nada impedia que o paciente tivesse filhos, já que a qualidade do esperma não havia sido afetada". "Estamos felizes de não terem ocorrido complicações e de seu pênis funcionar corretamente", acrescentou. Em março, a equipe médica declarou que o paciente havia recobrado todas as funções urinárias e sexuais de seu órgão, amputado três anos antes após uma circuncisão tradicional que deu errado.



Este costume, que geralmente provoca complicações que podem levar à morte, é praticada em crianças e jovens como um rito de passagem à idade adulta em algumas partes da África do Sul. Van der Merwe afirmou que, desde a operação, sua equipe recebeu muitos pedidos de homens que sofreram amputações similares. "Agora mesmo temos nove pacientes em nosso programa", disse, ressaltando que encontrar doadores de pênis será um dos desafios, como é o caso com qualquer outro órgão. "Não pensei que seria fácil, mas agora acredito que outros darão um passo à frente graças a esse caso", comemorou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação