Mundo

Cientistas reagem a comentário machista de ganhador do Prêmio Nobel

Segundo Tim Hunt, "três coisas acontecem quando há mulheres no laboratório: você se apaixona por elas; elas por você e elas choram quando são criticadas"

postado em 12/06/2015 17:30

Segundo Tim Hunt,
Durante uma palestra na Conferência Mundial para Jornalistas de Ciência na Coreia do Sul, o ganhador do prêmio Nobel de medicina e fisiologia de 2001, Tim Hunt, afirmou que "três coisas acontecem quando há mulheres no laboratório: você se apaixona por elas; elas por você e elas choram quando são criticadas". Diante do comentário machistas, cientistas de todo mundo criaram a hashtag #distractinglysexy ("seduçãoquedistrai", em português) para criticar a fala do colega.
[VIDEO3]

Segundo Tim Hunt,
Nas imagens, as cientistas usam seus uniformes de trabalho com legendas irônicas como a de @TreacherousBuzz: "Após essa palestra, fui pedida em casamento três vezes. Pena que chorei tanto que não pude aceitar nenhuma delas". Outra garante que continua sendo uma "distração" aos 60 anos e prefere trabalhar em águas contaminadas porque a água salgada disfarça as lágrimas.
[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO4]
Outras profissionais preferiram usar a ferramenta para chamar atenção para outros problemas. @RunningPostdoc postou uma foto onde usa uma roupa que impede a contaminação do cientista. "Eu chorei quando o vírus ebola matou pacientes ou quando eles foram salvos. Eu tenho sentimentos e sei lidar com eles. Você deveria fazer o mesmo", afirmou.
[VIDEO5]
Além das mulheres, a campanha recebeu o apoio de vários homens que atuam na área. Em um tweet, @DanGraur diz que "velhos cientistas também podem ser uma distração"
[VIDEO6]
Com a repercussão, Hunt renunciou ao cargo de professor honorário da University College London. Em entrevista à rádio BBC, ele se disse arrependido, porém confirmou que era a mensagem que queria passar. "Eu já me apaixonei por colegas de laboratório e algumas se apaixonaram por mim e isso acaba atrapalhando o trabalho de pesquisa, pois é muito importante que todos estejam no mesmo nível"

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação