Mundo

Cidade de Madri tem nova prefeita, a uíza "indignada" Manuela Carmena

Quando a última cédula com seu nome foi lida, aplausos e gritos irromperam na sala do consistório

Agência France-Presse
postado em 13/06/2015 09:26

Madri, Espanha - A ex-juíza Manuela Carmona, de 71 anos, candidata de uma plataforma de "indignados" e do partido antiliberal Podemos, foi eleita neste sábado prefeita de Madri, acabando com 24 anos de governos de direita na capital espanhola.

Vinte e nove prefeitos, vinte da lista de Manuela Carmena "Ahora Madrid" e nove do Partido Socialista, votaram a favor da ex-juíza, que obteve, desta forma, a maioria absoluta do conselho municipal.

Leia mais notícias em Mundo

Quando a última cédula com seu nome foi lida, aplausos e gritos irromperam na sala do consistório, localizada num pátio de quatro andares, onde seus partidários gritavam "si, se puede" (Sim, podemos"), o slogan das manifestações dos "indignados".

Entre eles estava Pablo Iglesias, líder do Podemos, que também foi aplaudido com alegria."Eu prometo cumprir fielmente os deveres do cargo de prefeita de Madri", declarou Carmena depois de aceitar, "de bom grado", sua nova responsabilidade.

Carmona, que foi uma militante comunista em sua juventude e proeminente defensora dos direitos humanos, tomará as rédeas de uma cidade de três milhões de pessoas, nas mãos do conservador Partido Popular durante 24 anos.

A nova prefeita chegou em segundo lugar nas eleições, atrás de Esperanza Aguirre, do Partido Popular, mas os socialistas decidiram apoiá-la em nome da "mudança" numa capital atingida pela crise e pontuado por numerosos escândalos de corrupção.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação