Mundo

Inundações na Geórgia fazem 12 mortos e animais escapam de zoológico

As autoridades pediram aos moradores para permanecer em casa

Agência France-Presse
postado em 14/06/2015 08:51

As autoridades pediram aos moradores para permanecer em casa

Pelo menos 12 pessoas morreram e cerca de 20 outras seguem desaparecidas nas inundações em Tbilisi, onde muitos animais (leões, tigres, ursos...) escaparam do zoológico e estão espalhados por toda a cidade, declarou neste domingo as autoridades da Geórgia. As autoridades pediram aos moradores para permanecer em casa enquanto a busca pelos animais ainda estava em andamento no início da tarde deste domingo.

"Pelo menos oito pessoas morreram, mas várias outras ainda estão desaparecidas", indicou à AFP Nino Guiorgobiani, porta-voz do ministério do Interior georgiano. "Os corpos de três pessoas foram encontrados dentro do zoológico. Dois deles eram de funcionários" do estabelecimento, informou a porta-voz do zoológico, Mzia Charachidze, acrescentando que nem todos os animais foram localizados. "A maior parte do zoológico está destruída. É um turbilhão infernal", desabafou.

[SAIBAMAIS]As inundações foram causadas pela cheia do rio Vere que, após várias horas de chuvas torrenciais, transbordou no centro da cidade, invadindo ruas, casas, mas também o jardim zoológico.

De acordo com a prefeitura, tigres, leões, onças, ursos e lobos conseguiram escapar de suas jaulas. Alguns destes animais silvestres foram capturados pela polícia, outros mortos, segundo o gabinete do prefeito.

Leia mais notícias em Mundo


Imagens da emissora Rustavi 2 TV mostram um hipopótamo nadando nas ruas alagadas do centro de Tbilissi, com os socorristas lutando para tentar capturar o animal.

Dezenas de famílias foram obrigadas a deixar suas casas e milhares de pessoas ficaram sem eletricidade e água potável na capital da Geórgia, onde 1,2 milhões de pessoas vivem.

As equipes do ministério do Interior socorreram muitas pessoas por helicóptero, enquanto as chuvas torrenciais causaram um deslizamento de terra em uma estrada fora de Tbilisi.

O presidente Giorgi Margvelachvili ofereceu suas condolências às famílias das vítimas depois de visitar áreas devastadas pelas inundações. "As perdas humanas que tivemos são insuportáveis", afirmou, enquanto observava as operações de limpeza sob as câmeras de televisão.

O primeiro-ministro, Irakli Garibachvili, também evocou "danos significativos" para a infraestrutura da cidade. Em maio de 2012, cinco pessoas morreram em Tbilisi por inundações causadas pelas fortes chuvas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação