Mundo

Bill Clinton defende Hillary e diz que ela é o pilar de sua família

Pesquisas indicam que a maioria dos americanos acha que Hillary Clinton não é honesta ou confiável

Agência France-Presse
postado em 14/06/2015 12:04

Pesquisas indicam que a maioria dos americanos acha que Hillary Clinton não é honesta ou confiável

O ex-presidente Bill Clinton declarou neste domingo sua admiração por sua esposa e pré-candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, ao defendê-la dos ataques de que é alvo. "Confiei a ela minha vida várias vezes", afirmou Bill Clinton em entrevista à CNN.

O ex-presidente contou como Hillary o apoiou durante suas dúvidas, quando tinha vinte anos e vivia meio que perdido, porque seu pai morreu antes que ele nascesse. "E cada vez que tive problemas, ela foi o pilar de nossa família", enfatizou.

Depois de fracassar em sua tentativa de ser reeleito governador do Arkansas em 1980, "ela jamais duvidou de mim e só dizia que as coisas melhorariam", acrescentou. Bill Clinton defendeu a esposa frente aos resultados das pesquisas, que indicam que a maioria dos americanos acha que Hillary Clinton não é honesta ou confiável.

[SAIBAMAIS]Na véspera, Hillary Clinton, de 67 anos, descartou em uma única frase, durante seu primeiro grande discurso de campanha, as questões sobre sua idade ao destacar que será a primeira mulher presidente mais jovem do país.

Leia mais notícias em Mundo

O cenário do lançamento de sua campanha foi a a Roosevelt Island, com os arranha-céus de Manhattan como pano de fundo. Milhares de simpatizantes receberam com euforia a ex-secretária de Estado, seu marido Bill e sua filha Chelsea.

O discurso era muito esperado, já que desde abril a candidata se limitou a participar em mesas redondas e encontros com eleitores. Hoje, a ex-senadora pelo estado de Nova York precisava deixar claro por quais caminhos pretende levar os Estados Unidos.

"Talvez não seja a mais jovem entre os candidatos a esta eleição", ironizou ela. "Mas serei a mulher presidente mais jovem da história dos Estados Unidos... E a primeira avó". Hillary se apresentou ainda com a defensora da classe média e prometeu uma série de reformas econômicas, sociais e políticas. "Sou candidata para que a economia esteja a serviço de vocês e de todos os americanos", enfatizou.

Segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, publicada no final de maio, Clinton teria 57% dos votos de eleitores democratas, muito à frente do senador de Vermont Bernie Sanders (15%) e mais ainda do vice-presidente Joe Biden (9%), que até o momento não lançou sua candidatura. De acordo com a consulta, só os republicanos Rand Paul e Marco Rubio representariam uma ameaça para Clinton.

Mas seu problema de imagem persiste: os americanos que acham que "não é honesta ou confiável" passaram de 49 a 57% entre março e junho, segundo pesquisa da CNN, depois das revelações de que usou um e-mail particular quando foi secretária de Estado de 2009 a 2013, e a publicação de vários artigos sobre possíveis conflitos de interesse em relação aos doadores da fundação de caridade Bill Clinton.

Sua imagem é melhor entre os mais jovens, que não conhecem direito os antecedentes dos Clinton nos anos 1990.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação