Mundo

Curdos chegam à entrada de cidade-chave tomada por Estado Islâmico na Síria

Para fugir dos confrontos, milhares de sírios se encontram bloqueados na fronteira turca

Agência France-Presse
postado em 14/06/2015 12:13
As forças curdas conseguiram chegar neste domingo à entrada de Tall Abyad, uma cidade síria fronteiriça com a Turquia e nas mãos do grupo Estado Islâmico, enquanto prosseguiam os confrontos, informou um comandante curdo no local. "Chegamos a 50 metros da entrada leste da cidade e continuamos combatento o EI com dificuldade", declarou Hussein Khojer, comandante das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) em Tall Abyad.

Enquanto isso, milhares de sírios se encontram bloqueados na fronteira turca, após fugirem dos combates entre os jihadistas e as forças curdas.

Em menos de quatro dias, as YPG, apoiadas por facções rebeldes sírias e ataques aéreos da coalizão internacional antijihadista, chegaram a menos de 5 km de Tall Abyad, localidade que o grupo jihadista utiliza para a passagem de seus combatentes. A cidade está localizada na província de Raqa, reduto do grupo extremista sunita na Síria.

[SAIBAMAIS]Milhares de habitantes desta cidade, curda e árabe, fugiram dos combates, na expectativa de encontrar refúgio na Turquia. Mas na manhã deste domingo, continuavam a esperar, uma vez que o exército turco não tem permitido ninguém entrar, chegando a utilizar canhões d;água para afastar as pessoas.

Leia mais notícias em Mundo

Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, 15.000 refugiados entraram na Turquia na semana passada antes do fechamento das fronteiras. Ele acusou os combatentes curdos de atacar as populações árabes e turcomanas, e expressou sua preocupação quanto ao avanço das forças curdas, considerando que poderia constituir uma ameaça para a Turquia num futuro próximo.

Para Ancara, o Partido da União Democrática (PYD), o braço político das YPG, é uma filial síria do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, em conflito com o governo turco há tempos.

Os refugiados de Tall Abyad passaram a noite entre os combates e o arame farpado desabrigados. Muitos deles pediam ajuda e água, enquanto as temperaturas ultrapassam os 35 graus durante o dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação