Mundo

Turquia começa a receber sírios que fogem dos combates entre EI e curdos

Muitos deles carregam sacos com seus pertences

postado em 14/06/2015 13:27

Muitos deles carregam sacos com seus pertences

A Turquia começou a deixar entrar em seu território neste domingo os sírios que estão fugindo dos combates entre curdos com os jihadistas do grupo Estado Islâmico (EI) na cidade fronteiriça de Tall Abyad, informou um fotógrafo da AFP.

Dezenas de refugiados sirios, muitos deles carregando sacos com seus pertences, começaram a atravessar a passagem fronteira de Akçakale para o território turco, enquanto outros milhares esperavam sua vez para cruzar para o país vizinho.

Enquanto isso, as forças curdas conseguiram chegar à entrada de Tall Abyad, uma cidade síria fronteiriça com a Turquia e nas mãos do grupo Estado Islâmico, enquanto prosseguiam os confrontos, informou um comandante curdo no local.

Leia mais notícias em Mundo

"Chegamos a 50 metros da entrada leste da cidade e continuamos combatendo o EI com dificuldade", declarou Hussein Khojer, comandante das Unidades de Proteção do Povo Curdo (YPG) em Tall Abyad.

[SAIBAMAIS]Em menos de quatro dias, as YPG, apoiadas por facções rebeldes sírias e ataques aéreos da coalizão internacional antijihadista, chegaram a menos de 5 km de Tall Abyad, localidade que o grupo jihadista utiliza para a passagem de seus combatentes.

A cidade está localizada na província de Raqa, reduto do grupo extremista sunita na Síria.

Milhares de habitantes desta cidade, curda e árabe, fugiram dos combates, na expectativa de encontrar refúgio na Turquia. Segundo o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, 15.000 refugiados entraram na Turquia na semana passada antes do fechamento das fronteiras.

Ele acusou os combatentes curdos de atacar as populações árabes e turcomanas, e expressou sua preocupação quanto ao avanço das forças curdas, considerando que poderia constituir uma ameaça para a Turquia num futuro próximo.

Para Ancara, o Partido da União Democrática (PYD), o braço político das YPG, é uma filial síria do PKK, o Partido dos Trabalhadores do Curdistão, em conflito com o governo turco há tempos.

Os refugiados de Tall Abyad passaram a noite entre os combates e o arame farpado desabrigados. Muitos deles pediam ajuda e água, enquanto as temperaturas ultrapassam os 35 graus durante o dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação