Mundo

Delegação rebelde do Iêmen viaja a Genebra para diálogos de paz

Na cidade suíça já se encontra a delegação do governo no exílio

Agência France-Presse
postado em 14/06/2015 14:40
Uma delegação de rebeldes iemenitas partiu neste domingo de Sanaa em direção a Genebra, onde participará a partir de segunda-feira, juntamente com representantes do governo no exílio, de "consultas" patrocinadas pela ONU para encontrar uma solução para o conflito, segundo uma fonte aeroportuária.

A delegação rebelde incluiu cinco representantes, principalmente rebeldes xiitas huthis e seus aliados do partido do Congresso Popula Geral do ex-presidente Ali Abdullah Saleh, indicou uma fonte próxima aos huthis, acrescentando que dois outros delegados viajariam à Suíça a partir de Omã.

[SAIBAMAIS]Na cidade suíça já se encontra a delegação do governo no exílio. Mais cedo, a ONU confirmou que os diálogos sobre o Iêmen, que a organização denominou como "consultas de Genebra", começarão na segunda-feira na cidade, na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

Leia mais notícias em Mundo


Os rebeldes que viajaram para Genebra deixaram Sanaa a bordo de um avião especial da ONU, de acordo com um funcionário do aeroporto da capital iemenita. A participação de diferentes grupos iemenitas foi negociada pelo enviado especial da ONU no Iêmen, o mauritano Ismail Shej Ahmed, indicou um porta-voz da ONU, Ahmad Fawzi.

De acordo com o porta-voz da ONU, Ban Ki-moon está profundamente preocupado com a situação humanitária e espera que "as partes observem uma trégua humanitária" durante as consultas que devem durar três dias.

Desde 26 de março, a Arábia Saudita, que apoia o governo no exílio refugiado em Riad, lidera uma campanha de ataques aéreos contra posições rebeldes no Iêmen, com o objetivo de restaurar a autoridade "legítima" em Sanaa. Os huthis, que controlam grande parte do território do Iêmen, incluindo a capital, são apoiados pelo Irã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação