Moscou, Rússia - As contas das embaixadas russas em Bruxelas foram congeladas, informou nesta quinta-feira (18/6) o ministério das Relações Exteriores russo, que anunciou a convocação do embaixador da Bélgica em Moscou para protestar "energicamente" contra a decisão das autoridades belgas.
O ministério convocou "hoje o embaixador belga na Rússia, Alex Van Meeuwen, para protestar energicamente contra o congelamento de contas da embaixada russa na Bélgica, bem como de suas representações permanentes na UE e Otan em Bruxelas", declarou em um comunicado, ameaçando aplicar medidas similares contra a missão diplomática belga.
A parte russa considera este incidente "como um ato abertamente hostil e uma grave violação das normas do direito internacional, e exige que a Bélgica tome medidas imediatas para restaurar os direitos soberanos da Federação da Rússia violados pela Bélgica", indica o comunicado.
Segundo a agência pública Ria Novosti, o congelamento das contas russas na Bélgica estaria relacionado ao não cumprimento por Moscou de uma decisão do Tribunal Permanente de Arbitragem de Haia.
O tribunal condenou a Rússia, em julho de 2014, a pagar 50 bilhões de dólares em indenização aos antigos acionistas da Yukos, a companhia de petróleo do ex-oligarca Mikhail Khodorkovsky desmantelada no início de 2000 depois de um processo de fraude fiscal.
O Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia acusou a Rússia de planejar o desmantelamento do grupo por razões políticas.