Agência France-Presse
postado em 18/06/2015 18:56
Washington, Estados Unidos - O presidente Barack Obama elogiou a mensagem "forte e clara" do Papa Francisco, que pediu nesta quinta-feira em uma encíclica aos líderes mundiais que atuem rapidamente para salvar o planeta, ameaçado de destruição pela mudança climática e o consumismo."Admiro profundamente a decisão do Papa para pedir ações contra a mudança climática de forma clara, forte e com toda a autoridade moral que sua posição lhe confere", disse o presidente dos Estados Unidos.
"Como o Papa Francisco disse eloquentemente esta manhã (quinta-feira), temos a responsabilidade de proteger os nossos filhos e os filhos dos nossos filhos dos impactos devastadores das mudanças climáticas", continuou Obama.
Leia mais notícias em Mundo
O presidente pediu proteção especialmente aos mais pobres, "que são aqueles que têm mais a perder", com o aumento das temperaturas globais.
Obama disse que pretende abordar a questão diretamente com o pontífice durante sua visita à Casa Branca em 23 de setembro.
Nesta quinta-feira o papa Francisco pediu uma "revolução corajosa" para salvar o planeta, ameaçado pelo consumismo, em sua encíclica sobre o meio ambiente em que acusa o sistema econômico e financeiro de afogar os pobres.
Apresentado apenas seis meses antes da cúpula da ONU sobre o aquecimento global, marcada para dezembro, em Paris, espera-se que este documento influencie a comunidade internacional.