Mundo

Putin ordena extensão até junho de 2016 de embargo contra países ocidentais

Estas sanções, que afetam setores inteiros da economia russa, incluindo o financeiro, de defesa e petróleo, expirariam em julho

Agência France-Presse
postado em 24/06/2015 12:23
Moscou - O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta quarta-feira a prorrogação, até junho de 2016, do embargo sobre a maioria dos alimentos decretado por Moscou contra países ocidentais em resposta às sanções econômicas contra o país.

"Nós iremos estender nossas medidas de retaliação por um ano a partir de hoje", disse Putin, segundo um comunicado do Kremlin.

A União Europeia prorrogou na terça-feira até ao final de janeiro de 2016 as sanções econômicas contra a Rússia, implementadas por seu envolvimento no conflito na Ucrânia.

Estas sanções, que afetam setores inteiros da economia russa, incluindo o financeiro, de defesa e petróleo, expirariam em julho.

As medidas foram promulgadas há quase um ano pelos europeus após a anexação da península ucraniana da Crimeia pela Rússia, também acusada de apoiar os combatentes separatistas no leste da Ucrânia, fornecendo armas e implantando suas tropas regulares.



Em resposta, Moscou introduziu em agosto de 2014 uma proibição a maior parte dos produtos alimentares de países que aplicam sanções contra ele, que afeta sobretudo os agricultores da UE.

"Já dissemos muitas vezes: nas sanções há um princípio, a reciprocidade, e é essa a nossa abordagem", avisou na segunda-feira o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação