Mundo

Suspeita é que sistema de espionagem esteja na embaixada dos EUA em Paris

Os serviços de inteligência franceses "estimam que o sistema está operacional há aproximadamente quatro anos", disse a fonte

Agência France-Presse
postado em 24/06/2015 12:28
Paris, França - Uma estrutura leve instalada no telhado da embaixada americana em Paris é suspeita de abrigar um centro de espionagem das telecomunicações, com o qual podem ter sido feitas as escutas de três presidentes franceses.

"É de conhecimento geral que um sistema de escutas foi instalado no telhado da embaixada dos Estados Unidos" em Paris, disse à AFP uma fonte próxima ao caso que pediu o anonimato.

Os serviços de inteligência franceses "estimam que o sistema está operacional há aproximadamente quatro anos", disse a fonte. Mas diante do fato de que "este sistema não é intrusivo e que está em território americano, a França não pode dizer grande coisa", acrescentou.

Segundo ela, "é uma prática habitual dos serviços de inteligência anglo-saxões, e a escolha da localização da embaixada, perto do Eliseu e de vários ministérios, não é inocente".

A embaixada se localiza a 350 metros do palácio presidencial e a 450 metros do ministério do Interior. Contactada pela AFP, a embaixada americana na França não quis fazer comentários a respeito.

Oitenta embaixadas americanas abrigam centros do Special Collection Service (SCS), uma unidade comum da NSA e da CIA, afirma o jornalista Duncan Campbell, especialista em assuntos de espionagem.

Em seu site, Campbell publica as fotos dos telhados de, entre outras, as embaixadas dos Estados Unidos em Viena, Berlim, Lagos e México. Em todos eles há estruturas brancas, frequentemente sem janelas que, segundo o jornalista, ocultam os equipamentos eletrônicos.

Em Paris, um retângulo branco coroa o edifício. De longe, parece ter seis janelas. Mas o jornal Libération sustentou que se trata de um efeito visual, que as janelas são apenas pintadas em um material especial que "deixa os sinais eletromagnéticos passarem".



Em outubro de 2013, o jornal alemão Süddeutsche Zeitung, citando documentos de Edward Snowden, declarou que o telefone celular da chanceler Angela Merkel foi grampeado de um centro do SCS situado na embaixada americana em Berlim.

Nos documentos do WikiLeaks publicados na noite de terça-feira pelos meios de comunicação franceses, a fonte das conversas presidenciais ouvidas pelos americanos é mencionada ao pé da página: "Foreign satellite, unconventional" (satélite estrangeiro não convencional) ou simplesmente "unidentified" (não identificado).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação