Mundo

Vice-presidente do Burundi foge do país e exige renúncia do chefe de Estado

Crise política começou quando o presidente anunciou terceira candidatura, em abril

Agência France-Presse
postado em 25/06/2015 09:25

Bujumbura, Burundi - O segundo vice-presidente do Burundi fugiu do país e se refugiou na Bélgica, depois de ter exigido a renúncia do presidente dias antes de eleições legislativas chave.

"Coloque os interesses dos burundineses à frente dos seus interesses pessoais e retire sua candidatura presidencial, porque viola a Constituição", declarou Gervais Rufyikiri em uma carta dirigida ao presidente, Pierre Nkurunziza.

Também indicou à televisão internacional francesa France 24 que havia se refugiado na Bélgica depois de se opor à candidatura de Nkurunziza, que busca um terceiro mandato no poder.

Leia mais notícias em Mundo

"Fui embora (...) porque não podia continuar apoiando a atitude do presidente, seu desejo de levar os burundineses pelo caminho da ilegalidade", declarou o segundo vice-presidente à rede na noite de quarta-feira, a partir da Bélgica.

O país centro-americano está afundado em uma crise política desde que no fim de abril o presidente anunciou que se apresentaria novamente às eleições para um terceiro mandato de cinco anos.

Os opositores taxam esta decisão de inconstitucional e de violação do acordo de paz que colocou fim a 13 anos de guerra civil em 2006.

As eleições parlamentares estão previstas para a próxima segunda-feira, antes das presidenciais, em 15 de julho.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação