Mundo

Instituição muçulmana condena exibição de charges de Maomé na TV holandesa

Um deputado contrário ao islamismo, Geert Wilders, mostrou charges do profeta Maomé na televisão pública holandesa

Agência France-Presse
postado em 25/06/2015 15:38
Cairo - Al-Azhar, uma mais mais prestigiosas instituições do Islã sunita, com sede no Egito, condenou nesta quinta-feira a "imaginação doentia" por trás das charges do profeta Maomé, mostrada na televisão pública holandesa por um deputado contrário ao islamismo, Geert Wilders.

A instituição pediu "a todos os muçulmanos que ignorem este ato terrorista odioso", de acordo com um comunicado. Wilders mostrou várias charges durante um espaço televisivo reservado aos partidos políticos.

Ele afirmou que queria mostrar as caricaturas do profeta para "defender a liberdade de expressão contra a violência", depois que ocorreu um tiroteio em um concurso de caricaturas com o mesmo tema no Texas (Estados Unidos) no início de maio, um ataque reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI).



Para muitos muçulmanos, estes desenhos são desrespeitosos ou blasfemos e mostrá-los na televisão pode provocar uma suspensão do tempo de antena de um a quatro anos para o partido de Wilders, o PVV (o Partido da Liberdade).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação