postado em 26/06/2015 17:35
O presidente norte-americano Barack Obama participa nesta sexta-feira (26/6) do funeral do reverendo Clementa Pinckney, morto na semana passada por Dylann Roof, um jovem branco que abriu fogo contra dezenas de pessoas que participavam de um culto religioso em uma igreja de Charleston, na Carolina do Sul. O presidente lembrou de Clementa Pinckney como um bom homem: "Ele conduziu sua vida de maneira calma, gentil e firme", e surpreendeu o público ao cantar a música gospel Amazing Grace.[VIDEO1]
A canção foi escrita em meados dos anos 1770 por John Newton e a letra demonstra o sentimento de libertação:
"Minhas correntes se foram, Eu fui liberto
Meu Deus, meu Salvador, me resgatou
Como uma inundação, Sua misericórdia chove
Amor sem fim
Graça incrível"
Além do reverendo, o funeral homenageia oito pessoas, também assassinadas na histórica sede religiosa da comunidade negra do estado, a Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel. Durante o discurso, o presidente disse que a população deve passar a pensar mais sobre a discriminação racial consciente e inconsciente.
[SAIBAMAIS]Obama também fez um alerta à violência armada: "Não devemos esquecer as 30 vidas perdidas para a violência armada todos os dias. Ou os sobreviventes, que estão aleijados por armas de fogo, ou filhos agora temerosos e comunidades que transbordam tristeza".