Mundo

França impõe três condições para acordo com Irã sobre armas nucleares

Os principais pontos de discórdia são o regime de inspeções a que o Irã deve se submeter e as modalidades de levantamento das sanções internacionais, que Teerã exige suspensão imediata após o cumprimento do acordo

postado em 27/06/2015 16:49
O chefe da diplomacia francesa expôs hoje (27) três condições para um acordo com o Irã sobre seu programa nuclear: limitação das capacidades iranianas, inspeções internacionais e sanções em caso de violação. Em sua chegada a Viena, capital da Áustria, que recebe a última e decisiva rodada de negociações com o Irã, o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, disse que busca ;um acordo robusto, que reconheça ao Irã o direito a um programa nuclear civil, mas que garanta que o Irã renuncie efetiva e definitivamente às armas nucleares;.

Para isso, a França identifica três condições ;indispensáveis;: uma "limitação duradoura" das capacidades nucleares iranianas; o acesso internacional a todas as instalações iranianas, incluindo as militares; e o retorno automático das sanções internacionais contra o Irã, em caso de violação do acordo. Estas exigências ;ainda não foram aceitas por todos; os negociadores, mas constituem ;uma base indispensável para um acordo;, na opinião da França, que considera que ;respeita a soberania do Irã;.

Irã de um lado; Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha do outro; tentam chegar a um acordo neste domingo (28) ou segunda-feira (29), já que o prazo para um decisão é terça-feira (30). A alta representante da União Europeia, Federica Mogherini, que coordena o grupo internacional, chegará a Viena neste domingo.

Os principais pontos de discórdia são o regime de inspeções a que o Irã deve se submeter e as modalidades de levantamento das sanções internacionais, que Teerã exige suspensão imediata após o cumprimento do acordo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação