Washington, Estados Unidos - Um assassino que fugiu de uma prisão do sudeste dos Estados Unidos, ajudado supostamente por uma funcionária penitenciária, foi capturado, indicou nesta segunda-feira à AFP um porta-voz das autoridades locais.
Sua fuga passou despercebida no fim de semana devido ao acompanhamento da situação dos réus David Sweat e Richard Matt, que fugiram durante três semanas dos 1.300 membros das forças de ordem que estavam a sua procura no norte do país.
Kristopher McNeil, de 29 anos, foi preso no domingo pouco depois das 23h00 (00h00 de Brasília), enquanto caminhava por uma estrada, explicou uma fonte do departamento de segurança pública do Estado da Carolina do Norte.
Condenado a 14 anos de prisão por assassinato, McNeil havia sido reportado como desaparecido na manhã de sábado.
Pessoas que transitavam por esta via o reconheceram e alertaram as autoridades. Foi detido sem incidentes depois de ter conseguido fugir escalando o muro da prisão.
Uma funcionária da prisão durante 33 anos, Kendra Kynette Miller, foi acusada no domingo de ter tido "relações sexuais com um preso", assim como de ter "fornecido um aparelho eletrônico a um recluso" e de ter "protegido um fugitivo e ter sido cúmplice de um fugitivo".
Um dos dois presos que fugiram de uma prisão de segurança máxima do estado de Nova York em 6 de junho, David Sweat, foi detido a três quilômetros da fronteira com o Canadá dois dias após seu cúmplice de fuga em uma prisão de segurança máxima, Matt Richard, ter sido abatido na sexta-feira pela polícia.