Agência France-Presse
postado em 29/06/2015 19:20
Autoridades americanas detiveram nesta segunda-feira em Nova Jersey um homem de 23 anos, acusado de conspirar para dar apoio material ao grupo Estado Islâmico (EI), depois de ajudar seu irmão caçula a viajar para o Oriente Médio, supostamente para se somar a esta organização.O Departamento da Justiça assegurou que Alaa Saadeh comprou para o irmão um bilhete de avião e em 5 de maio o levou, juntamente com outra pessoa, ao aeroporto John F. Kennedy, de Nova York.
O irmão, que não foi identificado, foi detido na Jordânia, segundo o Departamento de Justiça, por suspeita de apoiar o EI, que opera na Síria e no Iraque.
O Departamento informou, ainda, que o FBI e a Força-Tarefa Conjunta de Contra-terrorismo (Joint Terrorism Task Force) estiveram investigando Saadeh, seu irmão e outros dois suspeitos, quando supostamente conspiraram para ingressar no EI.
Os outros supostos conspiradores tinham sido detidos no começo deste mês.
Saadeh foi acusado formalmente de fornecer serviços e pessoal ao EI, de ajudar e instigar a realizar estas tentativas, e de persuadir testemunhas para que mentissem ao FBI.
Cada acusação tem pena máxima de 20 anos de prisão.