Mundo

UE ficará livre da taxa de roaming de celulares a partir de 2017

Mudança entra em vigor em junho de 2017

Agência France-Presse
postado em 30/06/2015 16:58

Bruxelas, Bélgica - Os europeus pagarão menos a partir de 2017 quando utilizarem o telefone celular de outro país da União Europeia com o fim das negociações, em Bruxelas, do acordo sobre o fim dos gastos de roaming de dados.

A partir de 15 de junho de 2017, os consumidores pagarão o mesmo preço para chamadas, SMS e dados móveis, de qualquer lugar da União Europeia (UE).

Leia mais notícias em Mundo

"É o final de um longo processo e estamos encantados por ter chegado a um resultado que significará uma melhora concreta para os cidadãos do mercado único", comemorou o porta-voz da Comissão Margaritis Schinas.

O acordo assinado na noite de segunda-feira entre as instituições europeias (Comissão, Parlamento europeu e Conselho), após vários meses de intensas negociações.

O fim dos gastos de roaming é uma das medidas emblemáticas do "pacote telecom" defendido pela Comissão Europeia, que inicialmente propôs a data de dezembro de 2015 para o seu fim.

Os gastos de roaming de dados têm sido progressivamente reduzidos na UE nesses últimos anos. Algumas operadores de telefonia já se adiantaram, propondo a seus clientes que partam para destinos europeus sem ter que pagar essas tarifas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação