Mundo

Libéria tem primeiro caso de Ebola em mais de três meses

"O paciente morreu e foi confirmado positivo antes de sua morte", disse o vice-ministro da Saúde, Tolbert Nyensuah

Agência France-Presse
postado em 30/06/2015 18:03
O vírus Ebola reapareceu na Libéria, mais de três meses após o último caso conhecido no país, que foi declarado oficialmente livre da epidemia em 9 de maio - informaram as autoridades nesta terça-feira (30/6).

"Um novo caso de Ebola foi registrado na província de Margibi, o paciente morreu e foi confirmado positivo antes de sua morte. Depois ele foi enterrado", disse o vice-ministro da Saúde, Tolbert Nyensuah.

As autoridades identificaram e colocaram em quarentena todos os que estavam em contato com o paciente que morreu, garantiu o ministro a uma rádio local, sem dar números, nem detalhes sobre a vítima.

Leia mais notícias em Mundo

"Estamos investigando para determinar a origem deste novo caso. Pedimos aos liberianos e a todas as pessoas que vivem na Libéria para que continuar a tomar medidas preventivas", disse o ministro.

O anúncio deste revés ocorreu no momento em que o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, acabara de parabenizar a presidente liberiana, Ellen Johnson Sirleaf, por eliminar o número de casos no país e seus esforços para manter o estado de alerta, de acordo com uma declaração divulgada na segunda-feira pela presidência.

"Parabenizo a Libéria por ter sido declarada livre do Ebola. É uma grande recompensa para sua autoridade pessoal para unir o país, e pela determinação e resiliência do povo liberiano", escreveu Ban em uma carta, citada no comunicado.

A Libéria foi oficialmente declarada livre do vírus em 9 de maio pela Organização Mundial de Saúde (OMS) - 42 dias após a morte do último caso conhecido da doença no país. Este período representou duas vezes a duração máxima de incubação.

Mas as autoridades sanitárias alertaram sistematicamente para um risco de ressurgimento enquanto os vizinhos Serra Leoa e Guiné ainda estivessem enfrentando a epidemia.

A área onde o novo caso foi registrado está localizada a leste da capital Monróvia, muito longe das fronteiras com a Guiné e Serra Leoa.

A OMS, com sede em Genebra, na Suíça, foi informada sobre a reaparição - informou nesta terça-feira o porta-voz da instituição à imprensa.

Depois de uma queda acentuada desde o início do ano em todos os três países, a epidemia teve uma alta na Guiné e Serra Leoa, em maio.

O surto de Ebola na África Ocidental, o mais grave desde a identificação do vírus na África Central, em 1976, iniciada em dezembro de 2013 do sul da Guiné, causou mais de 11.200 mortes em 27.500 casos - um balanço subestimado, como a própria OMS reconhece.

Mais de 99% das vítimas estão concentradas nestes três países vizinhos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação