Agência France-Presse
postado em 10/07/2015 11:21
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, aceitou nesta sexta-feira (10/7) um convite de seu colega paquistanês Nawaz Sharif para ir no próximo ano a Islamabad por ocasião de uma cúpula regional, na que será sua primeira visita ao Paquistão.O chefe de governo Nawaz Sharif reiterou seu convite ao primeiro-ministro Modi para que viaje ao Paquistão por ocasião da cúpula da ASACR (países do sul da Ásia) em 2016 e ele aceitou, segundo um comunicado divulgado depois de um encontro entre os dois dirigentes à margem de uma cúpula dos países dos BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul).
Leia mais notícias em Mundo
Em maio de 2014, o primeiro-ministro paquistanês acompanhou em Nova Délhi a posse de seu colega indiano Modi, desejoso de impulsionar as relações bilaterais.
Mas os dois países não conseguiram iniciar um diálogo frutífero. A Índia está muito irritada com os atrasos no procedimento judicial contra o suposto cérebro dos atentados de Mumbai em 2008, que foi libertado sob fiança em abril no Paquistão e cuja extradição é solicitada por Nova Délhi.
A Índia e o Paquistão nasceram da divisão do império britânico em 1947 e desde então travaram três guerras, sobretudo pelo controle da região himalaia da Caxemira, da qual cada um administra uma parte.