Kano, Nigéria - Oito nigerianos refugiados em Camarões foram mortos pelo grupo islâmico Boko Haram quando voltaram para inspecionar suas casas danificadas em Gamboru, nordeste da Nigéria.
"Perdemos hoje oito pessoas, assassinadas a tiros por homens de Boko Haram", declarou à AFP Babagana Bukar, um refugiado nigeriano de Gamboru na cidade camaronesa de Fotokol, perto da fronteira.
"Alguns de nós voltaram para Gamboru porque foram informados de que estariam a salvo", explicou. "Eles estavam inspecionando suas casas quando homens em motocicletas abriram fogo e mataram cinco homens e três mulheres".
Dois outros refugiados residentes em Fotokol confirmaram esta informação. Um deles, Umar Babakalli, acrescentou que duas mulheres foram capturadas e espancadas, mas conseguiram escapar através da fronteira e foram atendidas.
A linha de frente do exército do Chade participa de numa ação regional contra o grupo islâmico nigeriano e retomou o controle de Gamboru, nas mãos do Boko Haram, em fevereiro.
No final de março, voltou novamente à cidade alguns dias depois de um novo ataque mortal do Boko Haram que se aproveitou da ausência de forças de segurança na cidade.
O grupo islâmico opera desde 2009 na Nigéria, onde a insurreição e a repressão deixaram mais de 15 mil mortos.