Mundo

Duplo atentado suicida deixa pelo menos11 mortos em Camarões

Duas mulheres-bomba se explodiram no domingo à noite com alguns segundos de intervalo perto de um campo militar

Agência France-Presse
postado em 13/07/2015 14:02

Yaoundé, Camarões - Pelo menos 11 pessoas morreram em um duplo ataque suicida na cidade de Fotokol, no extremo norte de Camarões, informou nesta segunda-feira à AFP uma fonte próxima aos serviços de segurança.

Nos últimos dois anos, os insurgentes nigerianos multiplicaram os ataques e sequestros no extremo norte do país, na fronteira com Camarões, mas esta é a primeira vez que um atentado suicida ocorre em território camaronês.

Duas mulheres-bomba se explodiram no domingo à noite com alguns segundos de intervalo perto de um campo militar, de acordo com a mesma fonte, que afirma ter "contado 12 corpos", incluindo o de uma terrorista.

Domingo, no início da noite, "nós ouvimos uma grande detonação. Primeiro, acreditamos se tratar de um projétil disparado da Nigéria pelo Boko Haram, mas depois percebemos que uma mulher se explodiu (...), ela estava indo para o campo do BIR (Batalhão de Intervenção Rápida do exército camaronês), "onde estão baseados soldados camaroneses e do Chade, explicou a fonte.

Leia mais notícias em Mundo

"Alguns momentos depois, outra explosão ocorreu em condições semelhantes a cerca de 50 m (da primeira). Pude contar 12 corpos", incluindo a da mulher-bomba que se explodiu na segunda vez, acrescentou.

Uma fonte da polícia na região confirmou o duplo ataque, mas não pôde fornecer um número exato de vítimas.

O funcionário indicou que duas mulheres se explodiram por volta das 19h00 (15h00 de Brasília), num primeiro momento "na entrada do campo do BIR" e, em seguida, em um bairro vizinho, "onde as pessoas têm o costume de se reunir à noite" para quebrar o jejum do Ramadã.

Na sexta-feira, oito pessoas refugiadas em Fotokol foram mortas por insurgentes islâmicos em Gamboru, cidade vizinha localizada do outro lado da fronteira, onde o Boko Haram permanece ativo.

O exército do Chade, que participa na linha de frente de uma operação militar regional para lutar contra o grupo islamita da Nigéria, recuperou em fevereiro o controle de Gamboru do Boko Haram.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação