Mundo

Obama reduz a pena de 46 americanos condenados por tráfico de drogas

Não é a primeira vez que Obama, que pede há muito tempo uma reforma no sistema penal, anuncia medidas similares. No entanto, é a primeira vez que esta decisão presidencial afeta um número tão importante de prisioneiros de uma só vez

Agência France-Presse
postado em 13/07/2015 16:56
O presidente americano, Barack Obama, reduziu nesta segunda-feira (13/7) a pena de 46 americanos condenados por tráfico de drogas, argumentando sua decisão com a necessidade de corrigir algumas penas excessivas que foram estabelecidas há muitos anos.

Não é a primeira vez que Obama, que pede há muito tempo uma reforma no sistema penal, anuncia medidas similares. No entanto, é a primeira vez que esta decisão presidencial afeta um número tão importante de prisioneiros de uma só vez.

Leia mais notícias em Mundo

"Reduzo as penas de 46 prisioneiros que foram condenados há muitos anos, alguns há décadas", explicou Obama em um vídeo divulgado pela Casa Branca. "Estes homens e mulheres não eram criminosos reincidentes, a maioria deles foi condenada pelo menos a 20 anos de prisão (por crime de) tráfico de drogas sem violência", afirmou.

"Sua pena não estava ajustada a seu crime", completou. "Se estivessem sido condenados pela lei atualmente em curso, muitos deles já haveriam pagado sua dívida com a sociedade".

"Creio que merecem uma segunda oportunidade", declarou o presidente.

Obama apresentará na terça-feira, na ocasião de um discurso na Filadélfia (nordeste) diante da associação afro-americana mais importante na defesa dos direitos civis, algumas ideias para reformar o sistema penal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação