Mundo

Ban Ki-moon saúda acordo entre países sobre programa nuclear iraniano

Ban fez as declarações em Addis Abeba, onde participa de uma conferência internacional sobre financiamento do desenvolvimento

Agência France-Presse
postado em 14/07/2015 10:42
Nova York, Estados Unidos - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, comemorou nesta terça-feira (14/7) o acordo histórico alcançado com o Irã sobre seu programa nuclear, estimando que pode "contribuir de maneira essencial à manutenção da paz e à estabilidade na região e fora dela". Ban fez as declarações em Addis Abeba, onde participa de uma conferência internacional sobre financiamento do desenvolvimento.

[SAIBAMAIS]Em um comunicado da ONU, Ban felicita os negociadores por sua determinação e "admira a coragem dos líderes que aprovaram este acordo". "Espero e de fato acredito que este acordo conduza a uma maior compreensão e cooperação mútua sobre muitos e graves desafios que a segurança no Oriente Médio enfrenta", afirma o chefe das Nações Unidas.



A ONU "está disposta a cooperar plenamente com as partes envolvidas para aplicar este acordo importante e histórico", conclui o texto. Em troca do fim de seu programa nuclear, Teerã se beneficiará de uma suspensão das sanções bancárias e petrolíferas que asfixiam sua economia há anos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação