Mundo

O Guia Supremo do Irã saúda "os duros esforços" dos negociadores do acordo

A mensagem foi publicada em sua conta oficial do Twitter

Agência France-Presse
postado em 14/07/2015 15:35

Teerã, Irã - O guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, elogiou nesta terça-feira à noite "os honestos e duros esforços" de seus negociadores, que conseguiram concluir um acordo nuclear com as grandes potências.

Esta mensagem, que é a sua primeira reação ao acordo anunciado ao meio-dia, foi publicada em sua conta oficial no Twitter, após uma reunião com o presidente Hassan Rohani e seu governo por ocasião da quebra do jejum do Ramadã.

O presidente Rohani comemorou, por sua vez, o apoio do guia supremo.

Leia mais notícias em Mundo

Sem Khamenei, que possui imenso poder político e religioso no Irã, o acordo com as grandes potências não teria sido possível.

O Irã e as grandes potências (Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha) chegaram nesta terça-feira em Viena a um acordo histórico sobre o programa nuclear iraniano, um assunto que envenenava as relações internacionais há 12 anos.

Este acordo torna quase impossível o desenvolvimento da bomba atômica por Teerã em troca de uma gradual e reversível retirada, a partir do primeiro semestre de 2016, das sanções internacionais que sufocam a economia iraniana.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação