Agência France-Presse
postado em 16/07/2015 14:08
Jerusalém - O ministro britânico das Relações Exteriores, Philip Hammond, visitou Jerusalém nesta quinta-feira para tranquilizar Israel de que o acordo com o Irã inclui fortes medidas de controle das atividades nucleares."Não chegaríamos a um acordo se não estivéssemos seguros das bases sólidas para monitorar o programa nuclear do Irã", afirmou Hammond antes da reunião com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.
Hammond é o primeiro representante de um dos países do grupo 5%2b1, que reúne as potências mundiais que concluíram o acordo que visa impedir Teerã de adquirir uma bomba nuclear em troca do levantamento da sanções, a visitar Israel.
Na terça-feira, imediatamente após o anúncio do acordo, Netanyahu o chamou de "erro histórico". Por sua vez, Hammond garantiu que o acordo só diz respeito à questão nuclear.
"Eu sei que vocês se opõem estruturalmente à forma como lidamos com essa questão, mas acreditamos que um acordo irá apaziguar a ameaça de uma bomba nuclear iraniana", disse Hammond.
Além disso, o ministro britânico disse que era a única maneira de construir uma relação de confiança que garanta o diálogo sobre outras questões que estão pendentes com Teerã.