Jornal Correio Braziliense

Mundo

Restos de vítimas do nazismo são encontrados em IML da França

As mais de 85 vítimas faziam parte de projeto de coleção de esqueletos judaicos

Estraburgo, França -- Restos de vítimas do anatomista nazista August Hirt, conservados em frascos e provetas cuja existência era desconhecida pelos pesquisadores, foram encontrados no Instituto Médico Legal de Estrasburgo, França, anunciou neste sábado (18/7) a prefeitura da cidade.

A descoberta foi feita no último dia 9, pelo historiador Rapha;l Toledano, autor de trabalhos sobre o tema, entre eles um documentário dirigido por Emmanuel Heyd.

Leia mais notícias em Mundo

Os restos pertencem a várias das 86 vítimas de um projeto de "coleção de esqueletos judaicos" que Hirt desejava realizar.

Com a ajuda do diretor do Instituto de Medicina Legal de Estrasburgo, professor Jean-Sébastien Raul, o pesquisador conseguiu identificar várias peças, entre elas "um frasco contendo fragmentos de pele de uma vítima das câmaras de gás", assinalou.

O pesquisador também encontrou "duas provetas, que continham o intestino e o estômago de uma vítima". A maioria dos restos, quase todos cortados em pedaços, havia sido encontrada pouco depois da libertação de Estrasburgo pelos aliados, em 1944, e foi rapidamente enterrada em um cemitério judaico.