Mundo

Chuva deixa 19 pessoas mortas e mais de 124 mil desalojadas nas Filipinas

O desmatamento, a proliferação de locais de minerais ilegais, a pobre rede de infraestruturas e as favelas aumentam o impacto das chuvas e dos tufões que atingem o país anualmente

postado em 22/07/2015 09:37

Moradores utilizam barcos de madeira e bambu para trafegarem ao longo de uma rua da vila inundada na cidade de Calasiao na província de Pangasinan, ao norte de Manila


Pelo menos 19 pessoas morreram, oito estão desaparecidas e 124.416 ficaram desalojadas nas Filipinas por causa das inundações e deslizamentos de terra causados pelas chuvas torrenciais das últimas semanas, informaram hoje (22/7) fontes oficiais.


[SAIBAMAIS]A zona mais afetada está no Norte do país e inclui, entre outras áreas, as regiões central Luzón e Cagayan Valley, além de Manila, segundo o último relatório do Conselho de Gestão e Redução de Risco de Desastres das Filipinas.


Pelo menos 3,1 mil pessoas são atendidas e tratadas em 25 centros de emergência e outras 32.676 recebem assistência fora dessas instalações. Um total de 18 casas ficaram destruídas e 68 danificadas devido às inundações e deslizamentos de terra, segundo as autoridades.


A agência filipina calculou que o dano provisório dos arrozais e campos de milho chegam a 3,9 milhões de pesos (cerca de R$ 275 mil) e das estradas e pontes, a 1,5 milhões de pesos (R$ 105 mil).


O desmatamento, a proliferação de locais de minerais ilegais, a pobre rede de infraestruturas e as favelas aumentam o impacto das chuvas e dos 15 a 20 tufões que atingem as Filipinas durante a época de monção (designação dada aos ventos sazonais, normalmente associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais).


A estação chuvosa nas Filipinas inicia-se, normalmente, nos meses de maio e junho e termina em dezembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação