Agência France-Presse
postado em 22/07/2015 11:50
Berlim, Alemanha - A Alemanha pediu explicações aos Estados Unidos sobre a espionagem do ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier, declarou nesta quarta-feira (22/7) o porta-voz do ministério. "Pedimos esclarecimentos ao governo americano", alegando não ter nenhuma prova sobre a autenticidade destas acusações.[SAIBAMAIS]"O secretário de Estado Steinlein contactou o embaixador americano Emerson, apresentou as acusações e insistiu para que obtenhamos por parte dos americanos as explicações e os esclarecimentos necessários relacionados a este processo e a todos os processos ainda abertos", disse a porta-voz.
Segundo dados obtidos pelo WikiLeaks e difundidos por vários meios de comunicação alemães, a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos espionou durante anos os ministros da Economia e de Relações Exteriores. Além disso, segundo estes elementos, o telefone celular de Steinmeier figurava na lista dos alvos da NSA.
"De qualquer forma, preferimos que nada disso aconteça, mas temos um interesse capital, em política externa", em "cooperar de maneira construtiva com os Estados Unidos", particularmente na luta contra o terrorismo, disse o porta-voz ao lembrar a posição do governo alemão sobre este assunto.