Jornal Correio Braziliense

Mundo

Autoridades reforçam a segurança para visita de Barack Obama em Nairóbi

Centenas de agentes do Serviço Secreto, a agência encarregada da segurança de Obama, chegaram ao Quênia nas últimas semanas

Nairóbi, Quênia - As autoridades americanas e quenianas reforçaram a segurança em Nairóbi, na véspera de uma visita de Barack Obama a um país traumatizado pelos massacres dos shebab, um grupo jihadista somali filiado à Al-Qaeda.

[SAIBAMAIS]"O presidente americano é um alvo de muita importância, então um atentado, ou inclusive uma tentativa, permitiria aos shebab ocupar o centro do palco", alerta Richard Tutah, especialista em segurança que vive em Nairóbi.

Centenas de agentes do Serviço Secreto, a agência encarregada da segurança de Obama, chegaram ao Quênia nas últimas semanas e, segundo a imprensa local, inspecionaram três hotéis da capital, o Sankara, o Villa Rosa Kempinski e o Intercontinental.



Nesta semana, um Osprey - uma aeronave projetada como um cruzamento entre um helicóptero e um avião -, que costuma estar estacionada na base militar americana no Djibuti, sobrevoou Nairóbi junto a um helicóptero branco com o selo do presidente dos Estados Unidos.

"O nível de segurança é asfixiante", conta o analista Abdulahi Halaje, especialista em temas de segurança na região.