Mundo

Naufrágio na costa líbia deixa ao menos dez emigrantes mortos

Os emigrantes são de países subsaarianos como Somália, Eritreia, Benin e Mali

Agência Estado
postado em 23/07/2015 19:18
Roma, Itália - Ao menos 10 emigrantes morreram no naufrágio de um bote inflável diante do litoral da Líbia na quarta-feira (23/7), revelou nesta quinta a promotoria de Siracusa, no sul da Itália.

O Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (ACNUR) admitiu durante a tarde a possibilidade de haver até quarenta desaparecidos, mas o promotor de Siracusa, Francesco Paolo Giordino, informou posteriormente "uma dezena de mortos".

"Pelo que sabemos, as vítimas estavam em um bote inflável a bordo do qual havia cerca de 100 emigrantes", disse Giordino.

Quando foram avistados pelos serviços de resgate os emigrantes estavam tentando embarcar no navio militar alemão "Hosltein", e aí ocorreu o incidente.

Leia mais notícias em Mundo

"No total, 88 pessoas foram retiradas da água, e as demais morreram no mar", precisou o promotor, acrescentando que a "tese de acidente ainda deve ser investigada".

Segundo a ACNUR, os emigrantes são, fundamentalmente, homens de países subsaarianos como Somália, Eritreia, Benin e Mali.

O jornal La Repubblica falou de três botes infláveis partiram de Trípoli, e apenas um transportava cerca de 120 pessoas.

O Holstein levou 283 emigrantes resgatados para terra firme.

Membros da organização Save the Children indicaram que, segundo os sobreviventes, há mulheres e crianças desaparecidas.

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) calculou em 10 de julho que, desde o início do ano, chegaram à Europa mais de 150.000 pessoas através do mar, a metade delas à Itália.

A travessia custou a vida de mais de 1.900 pessoas este ano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação