Mundo

Ucrânia: Hollande, Merkel, Putin e Poroshenko pedem cessar-fogo total

Em questões de segurança, também pediram que sejam respeitadas as orientações do grupo de trabalho de Minsk

Agência France-Presse
postado em 23/07/2015 20:58
Paris - Vladimir Putin, François Hollande, Angela Merkel e Petro Poroshenko pediram, nesta quinta-feira, em uma teleconferência, um cessar-fogo completo na Ucrânia, informou um comunicado da presidência francesa.



Segundo o Eliseu, os dirigentes russo, francês, alemão e ucraniano concordaram sobre "a importância de respeitar os compromissos assumidos em Minsk, em fevereiro, sobre a retirada de armas pesadas da fronteira, a concretização do cessar-fogo, e o acesso à missão especial de observação da OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa)".

Além disso, "saudaram a intenção das partes de discutir sobre as eleições locais e o regime de descentralização em 28 de julho, com base no grupo de trabalho de Minsk, encarregado dos assuntos políticos".

De acordo com o texto da presidência francesa, "a importância de fixar uma só data para a organização de eleições locais em toda a Ucrânia, incluindo setores das regiões de Donetsk e Lugansk, foi ressaltada".

Em questões de segurança, também pediram que sejam respeitadas as orientações do grupo de trabalho de Minsk. Os dirigentes também manifestaram seu desejo de assinar logo novos acordos, particularmente no que diz respeito à implementação de "um dispositivo eficaz de observação pela missão da OSCE na fronteira".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação